Isolamento acústico é a capacidade de um material em bloquear o som ou ruído entre diferente ambientes. Ou seja, isola o barulho externo, deixando ruídos do lado de fora do ambiente isolado, o que provoca conforto e melhor qualidade de vida.
O isolamento do ruído aéreo, caracterizado por vozes, trânsito, aviões, construções, fábricas ou música, geralmente é feito com barreiras, como paredes, divisórias, portas ou janelas. Quanto maior o peso ou a massa destes componentes, maior o seu índice de isolamento acústico. Por isso é aplicada a lã de vidro nas paredes e teto.
O isolamento de ruído de impacto, como passos do apartamento superior, é transmitido via estrutura, ou seja, pela vibração que caminha através de teto e paredes, chegando até o receptor (quem ouve). O isolamento deste tipo de barulho exige um sistema de amortecimento, como pisos flutuantes, evitando que o impacto “alcance” a estrutura principal. A utilização de forros no andar de baixo são pouco eficientes, pois atenuam parte do ruído proveniente do teto, permitindo ainda a passagem da parcela de ruído transmitida pelas paredes.
As placas em lã de PET foram desenvolvidas especialmente para potencializar a absorção acústica e isolamento térmico nos mais diversos ambientes, podendo ser aplicado em paredes, forros, atenuadores de ruído e venezianas acústicas.
Lã de vidro é um material usado na construção civil feito com filamentos de vidro e ingredientes silicosos. Trata-se de um isolante térmico e acústico aplicado tanto em projetos residenciais como comerciais.
Os feltros de lã de rocha são indicados para isolamento térmico ou absorção acústica em residências, indústrias, sistemas de ar condicionado, construção civil. Não causa corrosões, não inflamável, facilidade no manuseio e instalação. Não polui o meio ambiente.